calculo-automatico-do-custo-do-produto

Cálculo automático do custo do produto

A gestão de custos da empresa é de suma importância por muitas razões, a principal delas se refere a tomada de decisões. Para esse requisito também é necessário conhecer a lucratividade, o que passa pelo custo do produto ou serviço. Em regra geral, há dois tipos de custos – fixo ou variável – ambos relacionados a produtos ou serviços. O restante deve ser classificado como despesas ou ainda, em caso de saída para aplicações, temos os investimentos.

Deve ser apurado, principalmente, o custo variável. Ele é a base para formação do preço de venda. No custo variável devem estar inclusos matéria-prima, mão de obra direta e custos indiretos. A matéria prima é o preço de compra acrescido dos impostos ou a somatória de todos os “ingredientes” do produto, o qual chamamos de composição. A mão de obra só pode ser considerada a direta. Esse custo só existe se for fabricada ou adquirida uma peça ou um serviço (Ex: um serviço de montagem terceirizado, por exemplo.

O trabalho fica para a manutenção desses valores e é aí que entra o sistema integrado. É importante que seu software de gestão seja capaz de atualizar o custo total do produto sempre que, por exemplo, for comprada farinha por um preço diferente. Além de um programa de controle de custos, os softwares da Incca Sistemas fazem a atualização automática dos valores. Ainda é possível criar produtos intermediários, ou seja, aqueles que estão semiprontos. Em nosso bolo hipotético, poderíamos ter um recheio ou cobertura. Essa cobertura passa a ser um novo item “Componente” de diversos bolos.

O Incca Erp calcula e auxilia na gestão de custos de produtos, serviços e custos administrativos.

Add a Comment

You must be logged in to post a comment