A gestão de estoque são altamente estratégicas para auto peças nos dias atuais. A gestão de estoques, no contexto de uma indústria, normalmente se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro. O responsável por esta parte da gestão é o Gerente de operações.
Por exemplo, uma loja de varejo que vende vários itens, como uma loja de auto peças não costuma armazenar todos os produtos na loja. Parte do estoque de produtos é mantido em um armazém ou depósito. Chamamos de inventário a soma dos produtos na loja e no armazém.
Porque a gestão de estoque são altamente estratégicas para auto peças?
Empresas que atuam como fabricantes ou montadoras, voltadas para a produção de bens, dependem fortemente de um estoque bem gerenciado por uma série de razões. No final das contas, uma empresa que dependa de produção não pode sobreviver sem um bom sistema de gerenciamento de estoques.
Vejamos então algumas razões para ter um bom sistema de gestão de estoques:
Atender às demandas de forma constante
A demanda por bens e serviços específicos não será a mesmo durante todo o ano. Por isso um estoque bem planejado permitirá que uma empresa cumpra as exigências – e todos sabemos que a chave para aumentar a receita é o atendimento integral da demanda.
Continuidade das operações
A gestão cautelosa dos estoques permitirá a uma empresa executar suas operações sem problemas, com continuidade. Por exemplo, se uma organização fabrica produtos que dependem de matérias-primas, é evidente que a empresa precisa de um bom estoque de matérias-primas para que as operações sigam sem contratempos.
Economia nas operações
Um sistema de gerenciamento de estoques bem administrado permite que uma empresa possa cortar custos. Por exemplo, ela pode adquirir mercadorias em quantidade com antecedência, negociar preços e armazená-las para a temporada. Os principais benefícios deste exercício são que a empresa pode atender toda a demanda e quando ele compra em quantidade e de maneira planejada, obtém descontos.
Quais são os princípios da gestão de estoques?
As práticas a seguir podem ajudar uma empresa a ter um estoque bem gerenciado:
Previsão da demanda:
Esta é uma habilidade especializada. Uma empresa deve ser capaz de prever demandas de bens e produtos específicos em um momento específico do ano. A empresa deve criar e manter o seu sistema de inventário com base nas demandas, reais e previstas. Conheça mais sobre previsão de demanda.
Monitoramento do sistema:
Um inventário deve ter um mecanismo de monitoramento da quantidade em estoque, a todo momento. A empresa deve saber com exatidão a quantidade de estoque em qualquer ponto específico no tempo.
Qualidade de armazém:
O armazém deve ser capaz de manter o estoque em boas condições. Materiais desperdiçados geram perdas de oportunidades e receitas.
Gestão de estoque são altamente estratégicas para auto peças e aquelas empresas que perceberem isso poderão se destacar no mercado e ter um excelente retorno financeiro.