cropped-Logo-incca-sistemas-novocropped-Logo-incca-sistemas-novocropped-Logo-incca-sistemas-novocropped-Logo-incca-sistemas-novo
  • Home
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Blog
  • Contato
Fale conosco
✕

Estratégia competitiva Auto Peças

  • Home
  • Blog
  • Incca Erp Auto peças
  • Estratégia competitiva Auto Peças
Solução para o setor automotivo
30 de outubro de 2018
Relatório de margem bruta
30 de outubro de 2018

Originária do Grego (Strategos), a palavra “estratégia” significa plano de manobra. O termo inicialmente utilizado no desenvolvimento de estratégias militares referia-se ao plano desenvolvido pelo general que tinha como objetivo apresentar as melhores manobras para que seu exército derrotasse o inimigo. Já o termo “estratégia competitiva” atualmente se refere a como uma empresa decide competir em um mercado em resposta às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável.

Segundo Porter, estratégia competitiva “é a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência da indústria.” Afirma ainda que uma empresa pode modelar a atratividade de uma indústria e sua posição competitiva. Entendemos então que as empresas precisam desenvolver estratégias diferenciadas para desfrutarem a possibilidade de obter “um lugar ao sol”. A vantagem competitiva de uma empresa surge do valor que se consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação.

Valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, diferente de custo, que é o valor financeiro apenas. Muitas empresas desenvolvem suas estratégias apenas com referências em informações obtidas através de experiências anteriores. A estratégia de uma empresa tem que ser traçada com os olhos voltados para o futuro, ou seja, para perspectivas futuras, para onde a empresa deseja estar, como deseja chegar e o que precisará fazer para chegar. Uma estratégia somente será competitiva se tiver sustentabilidade frente a seus concorrentes durante longo período de tempo.

Dentro de sua estratégia, uma empresa pode apresentar vários diferenciais competitivos. Entre eles, podemos citar: Custo: a busca pela produtividade de forma mais econômica que seus concorrentes; Mercado: acesso a certas demandas que os concorrentes não conseguem atender; e Economia em Escala: quem possuir o maior volume obtém vantagens competitivas, inibindo pela escala a entrada de novos concorrentes. Não analise um departamento isolado de outro. Não aceite mudanças ou busque necessidades de melhorias com os olhos fechados. Veja o todo. Conheça sua empresa, sua missão, seus produtos, mercado e concorrentes. De mão de todas as informações possíveis e com uma visão de futuro, analise minuciosamente todas as informações levantadas e trace sua Estratégia Competitiva.
Agende sua visita e conheça o poder do Erp Incca

Compartilhar
72

Posts relacionados

25 de fevereiro de 2019

Sistema de controle de produção Incca Erp Calçados


Ler mais
25 de fevereiro de 2019

Sistema de automação comercial para lojas de autopeças


Ler mais
25 de fevereiro de 2019

Sistema de gestão do estoque de Auto Peças


Ler mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Nossas informações

Av. Dr. Ismael Alonso Y. Alonso, 3433 - Conj. 22 - Franca/SP

Fale conosco pelos números:
(16) 3721-4226 - (16) 99232-5596

Email: comercial@incca.com.br

Nossos horários

Segunda a Sexta
08:00 - 17:30
Sábado e domingo:
FECHADO

© 2025 Todos os direitos reservados | Produzido por Snow Digital
Fale conosco