plano-orcamentario-auto-pecas-1

Plano orçamentário Auto Peças

O Planejamento Orçamentário é uma das principais ferramentas de gestão de qualquer empresa, seja ela pública ou privada, consiste em criar um plano financeiro estratégico em determinado exercício, com o cálculo das receitas e das despesas, ou seja, com a estimativa das entradas e saídas ao logo do período. Em linhas gerais, o orçamento é uma mistura entre o passado e o futuro. É simples: ele parte de informações do passado para prever as possíveis mudanças do futuro, quantificando valores financeiros e levando em consideração dados econômicos e as atividades da empresa. O Planejamento Orçamentário nada mais é do que uma previsão na qual a empresa se baseará para tomar suas decisões futuras e alcançar metas.

Por que é importante realizar um Planejamento Orçamentário?

Planejar é estabelecer suas metas e ações com antecedência, de forma a ter um caminho a ser executado, levando em consideração os recursos necessários. O planejamento, portanto, é uma forma de identificar as oportunidades e desafios que a empresa pode vir a enfrentar e, assim, estar preparada para alocar recursos financeiros e humanos ao longo do tempo, sem tantas surpresas. Um negócio vive de decisões, e nenhuma pode ser tomada sem a contemplação de um cenário como um todo. Por isso, o planejamento orçamentário é tão fundamental dentro de uma organização.
Como um sistema ERP pode te auxiliar na elaboração de um Planejamento Orçamentário

Com um bom sistema ERP é possível criar relatórios de controladoria para todo o corpo de gestão, possibilitando assim a avaliação do cenário da organização e facilitando a tomada de decisão. Ou seja, estudar o passado além dos dados contábeis e conseguir fotografias que auxiliem no direcionamento.
Além disso, o sistema ERP também possui a conversão online de moedas – para empresas que trabalham muito com transações internacionais -, consolidação de balanços, demonstrativos e relatórios (importantíssimo para a fase de levantamento de origens de recursos e classificação das receitas e despesas, além da estipulação das metas), possibilidade de construção dinâmica de relatórios com diversos parâmetros disponibilizados (você pode personalizar para a realidade do seu negócio) e, por fim, ele permite exportar todos os relatórios para os diversos formatos e trabalhar com os dados conforme sua preferência. Mas vai além. No próprio ERP, em alguns deles, já existe o suporte para a criação e acompanhamento do planejamento orçamentário.

Muitas empresas utilizam planilhas de Excel e controles manuais para realizar o planejamento orçamentário. Contudo, conforme falamos anteriormente, um negócio vive de tomada de decisões e elas devem ser baseadas em uma avaliação criteriosa de cenários. É um momento em que precisamos minimizar os erros e, nesse sentido, a automatização de processos é fundamental.

Add a Comment

You must be logged in to post a comment