porque-a-gestao-eficiente-de-estoques-e-importante

Porque a gestão eficiente de estoques é importante?

Se pudéssemos eleger a principal característica de uma eficaz administração de estoques, certamente esta seria a redução de excessos de materiais sem comprometer sua disponibilidade. Para isto, é primordial um planejamento para a área que leve em consideração os preceitos da administração de materiais. É importante observar que o planejamento de estoques tem ganhado cada vez mais o status de ‘estratégico’ em uma empresa.

Mas por que este tipo de gerenciamento é importante? Porque todas as empresas, de uma forma ou de outra, procuram obter vantagem competitiva em relação a seus concorrentes. Neste caso, os estoques se bem administrados podem facilitar a obtenção desta vantagem, seja por meio de melhor atendimento aos clientes ou por meio da redução de “custos” logísticos.

Vantagem que pode ser traduzida em números. Empresas que aperfeiçoam a gestão de seus estoques conseguem diminuir entre 40% e 65% o tempo de seus ciclos financeiros. Isto significa disponibilidade de capital dois a três meses mais cedo, em relação às outras empresas.

O gerenciamento de estoques deve levar em conta a elaboração de um planejamento adequado e minucioso do estoque de segurança; dos métodos de controle a serem utilizados; indicadores de desempenho que envolve estoques, custos, e atendimento ao cliente; e uma estratégia bem pensada dos níveis de estoque.

Add a Comment

You must be logged in to post a comment